25 de nov. de 2010

A VIOLÊNCIA E O SORVETE

Enquanto reviso meu livro, ouço o noticiário sobre a escalada da violência no Rio. O que me fascina, além da indignação, é claro, é a "espetacularização" do fato. A globo transmite os bandidos fugindo pela mata, o rádio acirra os ânimos, os jornais mostram fotos de carros em chamas. A população reage com ansiedade e... boatos. Principalmente, boatos. É aqui que a lenda urbana e a representação social reinam. Na corrente que distorce a notícia e que cria outras tantas notícias. Não me sinto apreensivo. Vejo pela janela um tempo cinzento e o verde dos arbutos do meu quintal. A tropa de elite deve estar trabalhando, os jornalistas colhendo "furos" de reportagem e os boateiros criando novas e espetaculares versões. E eu... Eu tenho sorvete de chocolate cremozinho na geladeira...

4 comentários:

Elaine Mendes disse...

Hummmmmmmm!Sorvete de chocolate. Adoroooo!!!!!!!!

Primendonça disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Primendonça disse...

Pois é! A situação no Rio dispensa comentários, tem mta gente dando conta disso! Aliás, me permito dizer que a situação é sim, mto triste e preocupante!
Enfim, mas sobre os boatos, isso q é curioso. Minha mãe me liga desesperada, porque minha avó ligou p ela dizendo que minha prima que mora lá no Rio viu na tv que Cabo Frio está sitiada tb! E eu lá, dentro do meu trabalho, no meu quadrado, acompanhando pela net as informações sobre o Rio e nem sabendo do que ocorre na minha cidade vizinha. Pânico geral. Mas não passo por Cabo Frio na volta do trabalho, por isso não vi nada. Ontem, voltando do trabalho, o frisson dos passageiros no ônibus. Cabo Frio está sofrendo uma onda de arrastões! Comércio fechado! Minha amiga Elaine preocupada me passando as coordenadas na net. Enfim, cheguei em casa e nada vi... À noite, me disseram que tb estão queimando carros em São Pedro (isso o meu namorado viu). Mas se era acidental ninguém sabe, mas na dúvida, fica como parte dos "atentados". Td isso pode ser verdade, afinal, no jornal local vi notícias similares... Mas o povo está em alerta! Na dúvida, o pânico é a melhor opção (parece)!E eu não tenho sorvete de chocolate...

Primendonça disse...

É... Fui almoçar hj e no restaurante que eu estava vi o noticiário pela TV... Violência TB em Cabo Frio e em São Pedro da Aldeia... Não somos mais espectadores horrorizados, estamos todos juntos nessa...