29 de jul. de 2009

TAITAI

Aniversário da Taitai. O apelido foi dado a minha mãe por mim mesmo e se refere à posição central de uma matriarca na antiga família chinesa. Na verdade, Tai sempre tem a acepção de grande, como em Taichi - a grande energia; Taipan, Taiwu e assim por diante. Eu vejo o tempo castigá-la, o número de problemas de saúde aumenta e os remédios também, mas a voz firme, o dedinho em riste e a risada farta estão sempre à disposição. Já escrevi muito sobre a Taitai. Com ela aprendi o significado da palavra determinação e força de vontade. Ela é a prova viva de que é possível viver dignamente, não obstante as dificuldades. Um exemplo às mulheres submissas e derrotadas pela vida. Numa época em que deixar um lar era um crime, a Taitai percebeu que crime maior era viver uma vida triste e pautada na submissão. O seu gesto de coragem confirma o hexagrama do i-ching, não me recordo o número, mas que diz mais ou menos assim: é melhor passar dificuldade que se alimentar por mãos indignas. Obrigado por tudo, mãe. A cada ano de vida sua, o presenteado sou eu...

Um comentário:

Elaine Mendes disse...

Que lindo! Sua Taitai tem sorte de ter um rebento como vc. Beijos