8 de jul. de 2009

ALERTA A TODOS

Queridos leitores, meia dúzia. Aproveito esse espaço em bytes para lhes prevenir de um novo mal. Não é um novo vírus ou variação da gripe suína. Todo mundo sabe que o Rio de Janeiro é violento e a Região dos Lagos não está muito longe disso. Não, não me refiro a trivialidades, o assunto é sério. É algo muito aterrorizador. E aconteceu comigo agora. Tenham cuidado. Eu me refiro ao ser chamado "aveia". Ontem recebi a importante informação de que para fazer um mingau de aveia bastava adicionar leite, açúcar e ela, a aveia. Bem, estou há quase uma hora em frente ao fogão. Mexi, implorei, o leite está evaporando - mas nada de engrossar o caldo! Não vira mingau nem a porrada. A canalha, a aveia, sobe as bordas da panela, tenta escapar e me deixar em má situação. Como se fossem caranguejos cozidos vivos, os farelos sobem e desaparecem. Suponho que haja um buraco negro ou algum esconderijo, não sei ao certo. Por favor, meia dúzia - tenham cuidado!!!

4 comentários:

Soraya disse...

Aveia rebelde...rs

Patrícia Galvão disse...

Meu caro,
muito simples mesmo: o mingau de aveia leva mesmo um pouco mais da farinha que o tradicional de amido de milho ("Maisena" ou "Cremogema"). E, a o referido cereal (aveia) forma uma espécie de muco, muito benéfico ao organismo por sinal, diferente do simples "engrossar" do outro. Sendo assim, pode ter acontecido um problema na quantidade ou na paciência, pois ele necessita cozinhar um pouco mais e só "engrossa" realmente depois que vai ao prato e esfria um pouco.
Ass.: Uma mãe.
P.S.: "Sem mãe", porque também senti este desespero ao fazer os primeiros para meus filhotes.
Obs.: Na realidade, tenho mãe. Apenas ela não é exatamente uma especialista em cozinha tradicional.
Em Algum Lugar do Tempo.

Anderson disse...

Mestre;
Ontem fiz um de cremogema. Ficou bem grosso. Quem sabe se vc misturar? Cremogena com aveia...
Espero que vc tenha lembrado em mim quando pensou na meia dúzia.
Caso não tenha lembrado, são 7.

Elaine Mendes disse...

Amigo, quando nenhum caldo engrossar, dissolva uma colher de amido de milho, vulgo maizena, em meio copo de água e junte ao caldo ok?