6 de mai. de 2009

NENHUMA??

Sonhei que tinha um buraco no rosto. A pele da face direita se soltava como se fosse de papel. No sonho, havia angústia e o pensamento de que talvez a pele pudesse ser colada. Claro que eu não perdi tempo em "interpretar" tal sonho, não até agora...
Freud tem uma obra monumental, A Interpretação dos Sonhos, mas eu tenho minhas convicções e não acredito que todo sonho encubra desejos. Ao contrário de minha mãe, não penso que o sonho tenha ligações com o além - ou como queria minha tia, trouxesse um bom palpite para o jogo no bicho. Não creio que o sonho seja um portal para outras dimensões, mas concordo com uma frase que suponho seja de Erich Fromm: a função primeira do sonho é garantir o sono. Mas essa definição omite os pesadelos, que não são promotores de bons sonos.
Bem, vou lhes dizer no que acredito: acredito em tudo. Que o sonho tenha todas essas possibilidades e outras não mencionadas ou sequer sabidas. Tem conteúdo latente, pode ter ligações místicas ou promover interações inacreditáveis; pode ser o iceberg do inconsciente, como uma porta para novas dimensões; pode ser o elo com o passado e simplesmente o não percebido.
No caso do meu sonho tenho algumas pistas: uma foto que tirei este fim de semana e que fiquei com o rosto marcado; meu artigo sobre doença que traziam implícitas reflexões sobre hanseníase; uma luta que assisti no premier combate. Vamos ao significado: PORRA NENHUMA!!!!!

2 comentários:

Aline disse...

Ei amigo! Vai ver que você queria usar um daqueles cremes antissinais (ficou assim com a reforma ortográfica?) e não tem coragem...aí seu inconsciente captou de uma forma fora do convencional...Do jogo do bicho gostei...minha mãe aposta em sonho e...ganha! Ei não precisa de creme, você está...como dizer...bem na foto!Rsrsrs...Liga não! Estou com meu erê encostado...Sonhos são como o nome, apenas sonhos...mas alguns são presentes de Deus!!! Nunca sonhou um daqueles inesquecíveis???!! bjs

Soraya disse...

Suas pistas têm um q do método do Freud descrito no Interpretação dos Sonhos, essa associação com os acontecimentos da vigília, mas se há algum desejo oculto aí, só você poderia saber. Ainda não me decidi quanto à questão dos sonhos, penso que muitos expressam sim desejos inconscientes, mas quando se trata daqueles mais difíceis de interpretar ainda não sei se realmente não trazem algum desejo oculto ou se sou eu que ainda não posso suportá-los.