22 de mar. de 2009

COBRANÇAS

Relacionamentos em geral não costumam resistir a cobranças. É a amizade que solicita atenção integral ou o atendimento a pedidos fora de hora; é o namorado exigente; a mãe intransigente... mas a cobrança se torna pior quando é desmedida. Sabe aquela pessoa que te cobra uma visitinha ou aquela que te pede emprestado o que você detesta emprestar? Pois bem, elas são a maioria daqueles que nos cercam. Toda hora alguém me pede um livro. Repondo: é pecado. Ou me pedem filmes - o que é crime. A liberdade é o pressuposto básico d0 bom relacionamento, o que não significa dizer que não deva existir reciprocidade. Mas não se pode exigir lealdade ou consideração. Companheirismo brota como flores: pela generosidade da vida. Não há como exigir de uma roseira, ela simplesmente faz o que deve ser feito. Nas amizades ou nos amores a generosidade é uma consequência e não uma imposição.

5 comentários:

Anônimo disse...

Nada como um relacionamento aberto e leve, sem muitas cobranças mesmo.
Em vez de cobrar devíamos aproveitar o tempo desfrutando o maximo possivel de nossos amigos e amores.
Abraços João.

Anônimo disse...

Aprendi com um amigo que exigir, cobrar, só afastam as pessoas que me fazem bem...que significam algo em minha vida.Aceito como elas são e penso que me aceitam do mesmo modo...Penso que hora compartilhamos com alguns por alguma afinidade, um problema que surge... ou nos aproximamos de outro por motivos diversos...o importante é o compartilhar, trocar e dividir. Estreitar laços de afeto sem esperar nada...
Quanto aos empréstimos estou fora...peço logo de presente...filmes...muitos filmes...tem algum aí?Rsrsrs...bjs

Coral disse...

Nem sei como foi que me estabeleci neste lugar. Era a "rainha da cobrança", não a explícita, claro. Mas a velada, a interna, aquela dolorida de quem se acha com a Razão.
Nem sei bem quando abandonei isso. E desde então ão minhas necessidades são supridas em torrentes de generosidade de todos os tipos. Até ouso cobrar! Pedir. E tenho recebido muito mais do que fui capaz de desejar.
Tenho uma teoria sobre isso: é o Amor.
Em Algum Lugar do Tempo.

Anderson Morgado disse...

Que bom que o encontrei novamente mestre! Por favor me deixe seu email. Abraços.
PS. Tendo oportunidade visite meu blog XadrezLivre em
http://xadrezlivre2.blogspot.com

Elaine Mendes disse...

Amor, companherismo, amizade e etc.são coisas que damos e não podemos exigir que volte. As pessoas são assim ... ou são ou não são...