6 de fev. de 2009

DOENTE

Esou doente. E assim todos acham que tenho dificuldade em manter o humor ou entabular uma conversa adequada. Os jovens me evitam sistematicamente e não consigo me aproximar para obter uma explicação - dizem que não sei do que estou falando. Outros tantos nem tão jovens assim me aconselham a parar com os exercícos, pois no meu estado pode ser prejudicial. Devo usar roupas apropriadas e ter extrema cautela com o que como. Há efeitos colaterais que necessitam de exames constantes: de sangue, colesterol, triglicerídios e glicose. Não posso ir a shows e nem arriscar uns passos de dança, seria perigoso. Devo dormir bastante e não ter emoções. Planos a longo prazo nem pensar. O gerente me negou um plano de previdência e não recebo mais respostas aos milhares de currículos que envio. Sou constantemente censurado: um doente em meu estado deve saber qual é o seu lugar. O romantismo é coisa do passado e integridade nem pensar: amores líquidos, uma nova receita de saúde. Mas existem os generosos que arriscam um sorriso de cumplicidade. Não agradeço e sinto que cada sorriso amarelo me debilita mais, parecem me acusar de cafonice ou algo pior. Estou doente. Curioso é que não sinto nada errado. Há dois contos famosos que poderiam ilustrar bem o meu estado. São historietas de reis: aquela do rei nu, desmascarado pela inocência da criança, e a do rei que bebeu água do poço para evitar a loucura e acabou sendo o único louco. Elas querem dizer que mais importante que a realidade é o que as pessoas pensam sobre a realidade. Não sou rei, mas estou doente. Há evidências e eu tenho espelho em casa, ok. Mas se insisto que não, dizem que estou dissimulando; se ajo como se não estivesse, afirmam que é parte do "quadro" se não me preocupo, alguém sugere que eu controle a pressão arterial; se me aproximo, me chamam de "tio"; se desisto dizem que não é o fim... ainda.

5 comentários:

Patrick Gomes disse...

Nem todos!

O Tal padecer no paraíso. disse...

não importa vc foi mentiroso..kkk..to zuando...rs

Anônimo disse...

Chega aqui...bem pertinho...um abraço bem apertado...Não importa, você é super duper...bjs

Anônimo disse...

Tive que voltar...seu tom é triste...

Não sei... Se a vida é curta
Ou longa demais pra nós,
Mas sei que nada do que vivemos
Tem sentido, se não tocamos o coração das pessoas.

Muitas vezes basta ser:
Colo que acolhe,
Braço que envolve,
Palavra que conforta,
Silêncio que respeita,
Alegria que contagia,
Lágrima que corre,
Olhar que acaricia,
Desejo que sacia,
Amor que promove.

E isso não é coisa de outro mundo,
É o que dá sentido à vida.
É o que faz com que ela
Não seja nem curta,
Nem longa demais,
Mas que seja intensa,
Verdadeira, pura... Enquanto durar

Cora Coralina

Patrícia Galvão disse...

Não é a doença...é a vida.
Não estou doente, não que eu saiba, e tomara que não fique, por que não tenho mais plano de saúde.Também não tenho previdência, nem dinheiro para a mesma. Amores? Nem sólidos, nem líquidos.
Te sorrio. Sem cumplicidade. Sorrio apenas. Um gostar internético, nem líquido nem sólido. Digital.
Saúde para ti, sorte para mim.
Em Algum Lugar do Tempo.