21 de jul. de 2009

A VINGANÇA DA BORBOLETA

Existem mitos que devem ser combatidos - e peço licença a Mircea Eliade e Joseph Campbell. Provenientes da imaginação humana e escondendo desejos profundos, a interpretação do mito pode ser estarrecedora. Pensamos, por exemplo, que borboletas são criaturas delicadas e que vivem apenas sobre flores. Ledo engano. Há borboletas vingativas e perversas - dizem os psicólogos que possuem síndrome de lagarta. Se os meus milhares de meia dúzia de leitores acharem que é mais um gracejo, tirem suas conclusões a partir de agora...
"Cheguei em casa. A tempestade açoitava as vidraças. Um gato uivava em direção aos relâmpagos. A energia elétrica parecia não suportar. Eu me enxuguei rapidamente. Não jantei, um simples chocolate quente me satisfez. Deitei-me, mas não por muito tempo. Irrequieto, liguei o computador. Um estranho email me prevenia contra a ira das borboletas. Deletei. Voltei ao quarto e meus olhos agora pesavam. Antes que os fechasse, ouvi um ruído na janela. Algo que rangia e se esfregava sobre o vidro. Não acreditei. Pela pequena abertura, vi imensas asas douradas que cobriam o pé de acerola. Era uma inacreditável borboleta. Siliconada, cinturada, tão linda quanto a namorada de infância de Spirit - o filme é uma merda, mas Eva Mendes... Bem, a borboleta parecia olhar fixamente o vão da janela. Ela sabia que eu a vira e gritou... Ao longe um raio iluminou sua face. Seus belos olhos se injetaram de sangue.... AAAAAAAaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa."

2 comentários:

Aline disse...

(...)os profundos problemas interiores, os profundos mistérios, os profundos limiares da nossa travessia pela vida...” J.C.
O rito é a práxis do mito? Bem, minha avó tinha horror à borboleta preta...aquelas grandes que se instalavam na casa...era sinal de notícias ruins, mortes, e por coincidência algumas se concretizaram...Ela se preparava para tal...também não deixava que as crianças da casa tocassem as asas...o pozinho poderia cegar...me criei no meio desta (ir)realidade...
A Razão é a tela e o sobrenatural é a tinta...desta mistura, nasce a existência humana...

“Os mitos estão perto do inconsciente coletivo e por isso são infinitos na sua revelação”.J.C.

Obs: O dragão fugiu da borboleta? Esse é mais um caso para a borboleta Atíria...rs

Patrick Gomes disse...

Pobres e incompreendidos animais! Cobra é um bicho demoníaco; gato preto dá azar, mas se vc estiver na china e houver um terremoto, saiba que onde um gato se esconde é sinal de sorte! O cão é o melhor amigo do homem, sempre, sem exceções. Esperança dá sorte, e borboleta, bem, minha avó adora. Ela gostava tanto que tinha a mania de matá-las e prendê-las com as asas abertas num quadro para enfeitar a sala!

pobres e incompreendidos animais!